“UM BOM LUGAR PARA TREINAR” PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA

No último final de semana fui com alguns amigos da equipe RTM fazer meu último treino longo antes das 100 milhas da Patagônia Run. Saímos de Volta Redonda às 05h da manhã e às 07h estávamos na Garganta do Registro, divisa dos estados do RJ e MG. Local da largada da TransMantiqueira Ultratrail Agulhas Negras(Tutan). Subimos os 13 km até a entrada na parte alta do parque(Posto Marcão). Subida forte e contínua, só com um pequeno trecho plano para dar um refresco para as pernas.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Após passar pela entrada, começamos a subida até as antenas( mais um trecho que faz parte da Tutan) e seguimos em direção ao Morro do Couto(segundo maior em altitude dentro do parque). Os atletas que forem correr a Tutan retornarão para o Posto Marcão a partir das Antenas e descerão a estrada até o Brejo da Lapa. Nosso treino continou, seguimos  a trilha em direção ao Couto, um caminho bem técnico e onde o corredor precisa ter muito cuidado e atenção. Depois de curtir o visual de parte do Vale do Paraíba, da cadeia de montanhas da Serra Fina e com quase 20km de treino, voltamos até o posto e seguimos em direção a base das Prateleiras. Um bate volta de 10km de estrada com pedras e buracos e muita água(foi uma semana de muita chuva na região). Depois de um descanso, retornamos até a entrada do Parque e finalizamos nosso treino.

Foram 32 km de treino, com subidas, descidas, trilhas técnicas, velocidade, caminhadas fortes e muito visual. Aliás, visual é o ponto forte desse treino. É praticamente impossível não para parar uma foto. Fica a dica para um passeio ou treino em um dos lugares mais altos e bonitos do país.

COMO CHEGAR: Siga pela Rodovia Presidente Dutra até o distrito de Engenheiro Passos(km 330) entre em direção ao Sul de Minas pela BR 354 e suba 25 km até a garganta do Registro.

ONDE FICAR: Na região existem várias pousadas e hotéis, tanto em Engenheiro Passos quanto em Itamonte.

O QUE LEVAR:

  • Alimentos para o tempo que permanecer no parque
  • câmera fotografica
  • agasalho
  • protetor solar
  • dinheiro(a entrada do parque custa 17,00)
  • roupa de banho
  • disposição

LINKS:

https://www.tutan.com.br/

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_do_Itatiaia

Anúncios

2 comentários em ““UM BOM LUGAR PARA TREINAR” PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s