Leve o equipamento certo para trilha

Para nós corredores e amantes das trilhas e montanhas, os finais de semana são sagrados. Não importa se será no sábado ou no domingo, mas com certeza seu longão off road acontecerá. Levar alguns itens para sua trilha, é importante para que você faça um treino tranquilo e com segurança. Vou citar aqui alguns itens importantes para você fazer seu treino, “fora de estrada”, sem preocupação.

Um dia antes deixe seu equipamento separado e pronto, assim quando acordar é só levantar, tomar seu café e partir. Não tem coisa pior que ficar procurando aquele acessório, desaparecido, na hora de sair.

Então vamos à lista de alguns itens e acessórios que lhe serão uteis:

  • Tênis – Separe seu tênis de acordo com o terreno que for correr. Estrada de chão  com terra batida, prefira os mistos ou use o de asfalto. Se for em uma trilha mais técnica com lama e subidas que necessitam de tração, use um com garras e gripes, que te dê uma boa estabilidade e proteja o seu pe contra pedras e galhos.
  • Hidratação – Existem diversos modelos de mochilas, coletes de hidratação, portas garrafas , e squezze que você pode levar. O importante é saber quanto tempo irá durar o seu treino, se por acaso existe um lugar para reabastecer e ai definir a quantidade de água necessária e o acessório certo. Para treinos acima de 1hora um recipiente com 2 lts e uma boa opção.
  • Bermuda ou calça – Dependendo do lugar e do clima no dia, prefira as bermudas ou calças com material sintético, que aquecem e deixam seu corpo respirar e que molhando, secam rapidamente.
  • Protetor solar – Opte por protetores que não saem facilmente com água. Existem marcas que vendem protetores em sachês pequenos, uma boa opção para levar e refazer a aplicação. Depois de horas correndo você vai precisar dar um reforço na proteção.
  •  Meias de trilha –  Uma boa meia vai garantir que seu pé volte para casa sem aquelas bolhas indesejáveis. Existem vários modelos no mercado, as de material sintético são a melhor opção para treinos e corridas em trilhas. Marcas como a Compressport e Rikam,  oferecem meias de excelente qualidade e com preços acessíveis.
  • Boné ou viseira –  Uma boa proteção para cabeça e para manter o rosto seco. Bonés modelos Trucker (com tela e espuma) são uma boa opção, a tela deixa o ar circular e a espuma absorve o suor. Existem os bonés de tactel que também são uma boa opção. As viseiras não protegem o alto da cabeça mas protegem o rosto. Alguns modelos são acolchoados e ajuda o suor secar mais rápido.
  • Óculos –  Dependendo de onde for seu treino levar um óculos vau ajuda a proteger seus olhos do sol, de galhos e folhas. Os modelos próprios para corrida são os mais recomendados. Outros tipos podem embaçar e acabar atrapalhando seu treino.

 

 

 

  • Bastão – Leva-los pode ser de grande ajuda, mas vai depender do objetivo do seu treino e do percurso a ser feito.
  • Relógio com GPS –  Um relógio com cronômetro e ou GPS é um bom acessório para marcar seu tempo e percurso. Alguns modelos registram o percurso e podem ser usados como referência para fazer trilhas mais afastadas.
  • Smartphone – Existem vários aplicativos de corrida que podem ser usados no celular. Na falta de um relógio com GPS, um bom aplicativo pode ser a salvação na hora de marcar o percurso e o tempo do treino. Strava, Runkeeper, Runtastic são uma boa opção.

 

  • Alimentação – Gel, isotônicos, sanduiches, etc. A hora de fazer testes e experimentar novos alimentos é durante seu treino. Não dá para experimentar aquele gel novo ou uma nova bebida esportiva durante a prova. A possibilidade de dar ruim é grande. Cacule seu tempo de treino e a cada 45 minutos se alimente. É importante  levar sempre um pouco a mais para alguma eventualidade.
  • Kit de primeiros socorros – Um pequeno kit de primeiros socorros pode ser necessário caso algum pequeno acidente aconteça. Arranhões, bolhas e cortes podem ser resolvidos com esparadrapo, agulha, antiséptico. Leve sempre seu cobertor de emergência junto com seu kit.

KIT PRIMEIROS SOCORROS

 

  • Corta vento ou capa de chuva –  Lembre-se que em trilhas e em alta montanha o clima  pode mudar repentinamente. Dependendo do lugar , do mês do ano, levar um corta vento ou um abrigo de chuva é importante.

 

  •  Vá para sua trilha de preferência acompanhado e deixe sempre seu roteiro e a previsão de término avisado. Seus amigos e familiares ficarão mais tranquilos. O mais importante é ir e voltar em segurança.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s