Bastão de caminhada em corridas de trilhas e montanhas.

Usar ou não usar um bastão em provas de trilhas ou montanhas?  A decisão de usar ou não é muito pessoal. Eu por exemplo utilizo sempre que participo de corridas acima de 10km. Tenho  uma hérnia na lombar e o uso dos bastões ajuda a tirar um pouco da carga. Mas este é apenas um dos vários motivos de eu usa-los nas trilhas.

QUANDO USAR OS BASTÕES

1- Em primeiro lugar, antes de você levar os seus bastões para as trilhas, é importante saber usa-los corretamente. Treinar utilizando seus acessórios em subidas, descidas, em trekkings e corridas ritimadas.

2- Leve em conta a distância e a altimetria da prova escolhida. Em provas curtas, ás vezes, levar seu bastão pode mais atrapalhar do que ajudar. Geralmente a altimetria em nestas provas são mais leves, se resolver leva-los, pode ser que esteja levando um peso extra sem necessidade. Provas mais longas e com distâncias maiores você, com certeza, o utilizara mais vezes e por períodos mais longos.

VANTAGENS E DESVANTAGENS 

Vantagens

1- Diminuição  do risco de lesões e da sobrecarga sobre articulações como joelhos e tornozelos. O uso de bastão pode reduzir em até 25% o impacto nestas articulações.

2- Distribuição do peso do corpo entre membros superiores e inferiores. Isso faz com que a parte inferior do nosso corpo( a mais exigida durante a corrida) seja poupada, fazendo com que o gasto energético deste membro seja menor.

3- Oferece um maior número de pontos de apoio. Serão mais dois pontos de apoio extras para ajudar no equilibrio e na força.

4- Maior tração. Com mais dois pontos de apoio teremos  uma melhor tração em terrenos irregulares como: lama, neve, dunas, pedras soltas, etc

5-  Ritmo. Os bastões podem ajudar a você manter seu ritmo em momentos de trekking ou até mesmo durante trechos de corridas.

Desvantagens

1- Em provas longas já temos muitas coisas para gerenciar e carregar mais dois bastões,e definir quando e onde usar, pode ser mais um item para entrar para sua lista de gerenciamento.

2- Dependendo do modelo de bastão que você vai utilizar, você pode ter de carrega-lo durante toda a prova, deixando suas mãos sempre ocupadas.

3-  Seu desempenho  pode ser afetado. Correr com os bastões requer bastante treino, você terá  um ganho na economia de força, porém sua velocidade pode ficar comprometida.

Este slideshow necessita de JavaScript.

MODELOS DE BASTÕES

Os bastões geralmente são feitos de dois materiais: Alumínio e Fibra de Carbono

Existem três modelos de bastões:

Fixos: São bastões de seção única,sem ajuste de tamanho.

Telescópicos: Bastões em três segmentos que se ajustam um por dentro do outro.

Dobráveis: Bastões em Z, unidos em três ou quatro seções por um fio  revestido. a vantagem deste bastão é que seu tamanho fica reduzido ao ser dobrado, possibilitando carrega-lo em sua mochila ou colete.

Como eu disse anteriormente a escolha é pessoal, o importante é que, antes de usa-los em suas corridas você tenha conhecimento e certeza da necessidade de leva-los.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s