Treino em Santa Rita de Jacutinga-MG:Cachoeira da Fazenda Santa Clara

A cidade das cachoeiras, como é conhecida Santa Rita de Jacutinga, fica localizada na região da Zona da Mata, há aproximadamente 130 km de Juiz de Fora. Com muitas cachoeiras e fazendas históricas, a cidade é cercada por dois rios ( Jacutinga e Bananal) e fica a pouco mais de 4 km do Rio Preto, principal divisa natural entre os estados do Rio e Minas.  Com um relevo bem variado, Santa Rita é um bom lugar para treinos de trail run e com a possibilidade de poder terminar seu treino em uma das suas 72 cachoeiras do município.

Em minhas preparações para participar das 100 milhas da Patagonia Run tenho feito alguns treinos em Santa Rita, aproveitando as estradas de terra da região para fazer minhas rodagens e treinos de subidas. Meu último treino foi até uma das fazendas mais antigas e famosas da região, a Fazenda Santa Clara. Cenário de novelas e seriados da tv brasileira, a fazenda tem uma cachoeira que é bem acessível e segura.

Saindo do Centro em frente à antiga estação ferroviária, siga em direção a estrada que da acesso a uma localidade conhecida como Cruzeiro. Suba a estrada e no 3,8 km, entre a direita em uma bifurcação e siga em direção à fazenda Santa Clara. Mantenha-se sempre pela estrada principal por 11km. Assim que passar pela sede da Fazenda siga por 500 metros e curta seu banho na cachoeira.

Mais informações:

https://www.strava.com/activities/2111602707

https://www.santaritadejacutinga.tur.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Rita_de_Jacutinga

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fazenda_Santa_Clara_(Santa_Rita_de_Jacutinga)

 

Como ir:

Saindo do Rio de Janeiro: siga pela rodovia Presidente Dutra até a altura de Pirai, entre na RJ-145 até Barra do Piraí. Suba pela RJ-137 sentido Conservatória/Santa Isabel do Rio Preto, de lá ande mais 10 km até Santa Rita de Jacutinga.

Distância: 185 km

Saindo de Volta Redonda: Siga pela RJ-153, passando por Amparo e Santa Isabel do Rio Preto, de lá ande mais 10 km até Santa Rita de Jacutinga

Distância: 55 km

Saindo de Belo horizonte siga pela BR-040 até Juiz de Fora, entre no acesso ao Circuito da Aguas, BR-267, siga até Bom Jardim de Minas, entre na cidade e siga sentido Serra do Pacau até Santa Rita.

Distância: 562 km

Saindo de São Paulo siga pela rodovia Presidente Dutra até a cidade de Volta Redonda. De Volta Redonda siga por 42 km pela RJ-153 até o trevo de Santa Isabel do Rio Preto, entre a esquerda no trevo  e desça por 10 km até Santa Rita.

 

Onde ficar:

Pousada Meu Canto, tel: (32) 3291-1110

Hospedaria Santa Clara, tel: (32) 99104-1236

Pousada Jacutinga, tel: (32) 3291-1279

Pousada Portal de Minas, tel: (32) 3291-1443

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.