Como escolher seu treinador!

Por Rodrigo Torres Machado

Em um universo de incríveis treinadores de atletismo, capazes de feitos primorosos, poderíamos citar nomes como o de Bill Bowerman (treinador de Steve Prefontaine), Glen Mills (Usain Bolt e Yohan Blake), Dan Pfaff (Donovan Beiley), Aberto Salazar (Mo Farah), Emil Zátopek, Anselmo Perez. Todos eles carregam consigo algo em comum no que se refere à detecção de um talento, seu aprimoramento e alcance dos limites atléticos: CONHECIMENTO PROFUNDO sobre o assunto e também sobre as questões que se relacionam com o esporte. Criando um conceito mais amplo, logo, têm mais controle sobre os fatores que afetam a performance humana.

Na nossa era da captação instantânea de informações, que na maioria das vezes nos chega sem um filtro ideal, torna-se muito preocupante a má interpretação das diretrizes que regem o treinamento e, portanto, há de se ter cautela com as prescrições sem fundamento de base.

A cada dia, sem o menor pudor, aumenta-se exponencialmente o número de pseudo-treinadores, que de maneira criminosa aplicam um aglomerado de exercícios, séries e programas, sem considerar a real necessidade, específica e ampla, do praticante. Este, na maioria dos casos por desconhecimento da gravidade dessa situação, se submete à execução de tais tarefas.

IMG_20190615_080732688

Como ponto de partida para se definir um responsável pelo programa de exercícios, se faz necessária a análise do currículo do treinador, verificando sua formação, se este realmente possui habilitação legal para prescrição de treinamento, se os fatores intervenientes que afetam o programa são de seu conhecimento e domínio. E ainda: se ele simplesmente não é um simpatizante empírico e que faz do conhecimento superficial uma forma de lucrar com o desconhecimento dos aspirantes ao treinamento, colocando sua saúde nas mãos de meros mercadores.

Um questionamento aprofundado e amplo sobre a modalidade a ser desenvolvida seria o primeiro passo na escolha de seu treinador, afinal todos merecem experimentar a sensação gratificante de vencer seus limites!!!

rodrigo corcoranRodrigo Torres Machado é Coordenador do Centro De Treinamento RTM,Responsável Técnico da Assessoria Esportiva RTM, Professor do Programa de reabilitação Cardíaca (Clínica Corações), tem Lincenciatura Plena em Educação Fisica(UniFOA) e é Pós graduação em Fisiologia do Exercicio e Treinamento, Desportivo(Universidade Gama Filho).

@rodrigomachadortm @rtmcentrodetreinamento

Anúncios

2 comentários em “Como escolher seu treinador!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.