Roupa de compressão melhora a performance esportiva em competições de corrida?

Por Helton de Sá

Nos dias atuais é notório o número de pessoas que passaram a aderir o uso de roupas de compressão para prática de corridas; e vários são os motivos. Algumas pessoas escolhem usar esse tipo de roupa devido ao conforto, para prevenir assaduras e ainda há quem as use com o intuito de melhorar o desempenho na competição. Mas, o que a literatura científica nos mostra a respeito desse assunto?

Um grupo de pesquisadores da universidade de Toulon na França liderados por Fabrice Vercruyssen demonstrou em 2017 que, em provas simuladas de trail running, com distâncias média de 18km, o uso de roupas de compressão não melhorou a economia de corrida e não teve impacto sobre o grau de fadiga muscular desenvolvido após a corrida. Do ponto de vista prático, esses resultados sugerem que o uso de roupas de compressão comercialmente disponíveis não é benéfico para otimizar o desempenho durante trail running com durações menores de 2h.

Por outro lado, se ampliarmos nosso olhar a respeito desse tema para outras formas de corrida encontraremos algumas evidencias. Nesse sentido, pesquisares Suecos e Alemães publicaram estudos (em 2013 e 2017 respectivamente) nos quais analisaram todos os efeitos, relatados na literatura científica, das roupas de compressão sobre diferentes parâmetros relacionados ao desempenho esportivo. Ambos os grupos de pesquisa identificaram que as roupas de compressão podem promover efeitos pequenos ou moderados em alguns processos fisiológicos capazes de auxiliar o desempenho atlético. Os maiores efeitos, ainda que pequenos, foram na melhora dos sprints de curta duração (10-60 m), aumento no tempo até atingir a exaustão (ou seja, se mantem correndo por mais tempo), melhora no desempenho de contrarrelógio (diminui ligeiramente o tempo de prova), redução da percepção de esforço, controle da temperatura corporal e aumento da força de contração muscular.

Para além disso, os resultados mais robustos (efeitos moderados) sugerem que os maiores benefícios do uso das roupas de compressão parecem se dá para fins de recuperação. Usar as roupas de compressão de 12 a 48 horas após quantidades significativas de exercícios está associado a redução de lesão muscular. E claro, vale lembrar que os efeitos positivos estão relacionados diretamente com o local em que a compressão acontecerá, ou seja, para corredores só serão observadas melhoras se a compressão ocorrer nos membros inferiores.

Com base no que a literatura aponta, é possível afirmar que o uso de roupas de compressão durante o exercício trará sutis melhoras, mas que podem ser fundamentais para que você se sinta muito melhor durante a competição ou treinamento. Por outro lado, não usar roupas de compressão não trará nenhum prejuízo esportivo.

Portanto a recomendação é: utilize roupas e acessórios que mais lhe façam sentir confortável!

O uso da compressão da parte superior do corpo pode ser de relevância prática para apoiar o exercício da parte superior do corpo; no entanto, mais pesquisas são necessárias sobre este tópico.

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=10.1123%2Fijspp.2016-0035

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=10.1007%2Fs40279-016-0546-5

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Bringing+Light+Into+the+Dark%3A+Effects+of+Compression+Clothing+on+Performance+and+Recovery

 

 

lattes2Professor da Universidade Brasil no curso de Educação Física, treinador e consultor de atletas de corrida. Mestre e Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Especialista em Psicobiologia também pela Universidade Federal de São Paulo. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Responsável pelas avaliações físicas e fisiológicas no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício – CEPE – prestando serviços para os Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiro. Pesquisador do CEPE entre 2009 e 2016 e do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LEIM).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.