CORRIDA X CABELO: COMO CONCILIAR?

Correr pode ser uma das atividades mais prazerosas para o corpo e para mente. Não há como não sentir imediatamente os benefícios logo no pós treino. Mas basta uma olhadinha no espelho e a mulherada percebe que nem tudo é alegria: e esse cabelo, como fica depois da corrida? Socorro!

E não é só a questão estética que conta aqui. A saúde dos fios também é fundamental para evitar problemas como caspa, fungos no couro cabeludo, quebra e até mesmo a queda. Não adianta cuidar do corpo e esquecer a saúde, não é mesmo?
Quem faz atividade física com frequência sabe que o grande inimigo de um cabelo saudável é o suor. Ele retira a umidade dos fios, principalmente nas pontas, deixando-os com aspecto ressecado e mais suscetível à quebra. Não existe um jeito de evitar o suor nos treinos, mas dá para proteger os cabelos e minimizar os estragos.
A dica fundamental é evitar ao máximo o contato do cabelo com a pele suada. Rabos de cavalo no topo da cabeça, coques e tranças, são grandes aliados nessa hora. Tenha sempre à mão uma presilha e deixe os cabelos o mais longe possível do pescoço e braços, áreas de muita concentração de suor.
CARRIÇO 982.jpg
Lavar a cabeça com a mesma frequência dos treinos também é importante para manter o couro cabeludo saudável. Retirar os sais minerais e impurezas, evitam o entupimento do bulbo capilar e, consequentemente, a queda. Mas lavar todo dia não resseca o cabelo? Pode até ser, mas a dica aqui é escolher um shampoo com a fórmula mais leve (os transparentes são ótimos) ou com ativos hidratantes, que tem vários nutrientes na composição.
Quando passar seu protetor solar, lembre também de aplicar um produto com proteção térmica ou solar nos cabelos, principalmente se você corre exposta ao sol. Os protetores evitam o ressecamento e até a descoloração provocada pelos raios solares. Mas se você treina em um ambiente fechado, em academia, por exemplo, o uso de óleos vegetais podem ser melhores para reter a hidratação nos fios. O mais conhecido no meio da estética capilar é o óleo de coco extra virgem, mas qualquer outro de origem vegetal pode ser usado. Basta aplicar no comprimento e pontas, e não esquecer de lavar bem depois do treino.
Por último, aproveite seu day off para descansar o corpo, mas sem abrir mão da hidratação no cabelo. Passe uma boa máscara nos fios, deixe agir no tempo certo,  enquanto você relaxa a mente, ouve uma música ou lê um livro. Cuidar da saúde e da autoestima são importantes para se sentir bem como um todo, seja no esporte ou na vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.